Saiba como garantir uma aposentadoria tranquila

Saiba como garantir uma aposentadoria tranquila

Após a proposta de reforma da previdência, muitos começaram a se perguntar se é possível ter uma aposentadoria satisfatória sem depender do governo. Há vários investimentos disponíveis, tal como tesouro direto, mercado de ações e, até mesmo, bitcoin, que nos demandam apenas disciplina e planejamento para lá na frente não dependermos para nada da previdência oficial.

Não importa se você prefere renda fixa ou variável. O que vai determinar a sua paz financeira no futuro é o quanto você consegue investir periodicamente e o quanto você quer abrir mão hoje para usufruir na velhice.

Após ler este post, você, além de conhecer um pouco mais sobre modalidades de investimento, vai perceber que a reforma da previdência ideal não está relacionada a tempo de contribuição, e sim a sua obrigatoriedade. Imagine um sistema de previdência oficial a qual tivesse que concorrer com a iniciativa privada pela captação de clientes. Nada que é bom é obrigatório, não é mesmo?

Vamos agora falar sobre algumas formas de investir seu dinheiro, seja em renda fixa ou em renda variável. Saliento que qualquer modalidade de investimento citada aqui é muito melhor do que a antiga e tradicional caderneta de poupança. Leia até o final e liberte o seu futuro desse Leviatã chamado Estado.

aposentadoria-futuro

Renda fixa

Tesouro direto

O tesouro direto existe desde 2002, em parceria com a BM&F Bovespa, e possibilita a compra por pessoas físicas de títulos públicos. Não é necessário muito dinheiro para este investimento. Pode-se realizar compra de fragmentos de títulos por até R$ 30,00. Porém, não é possível comprá-los diretamente do governo. É necessário ter uma conta ativa em alguma corretora autorizada a efetuar a transação. Sua liquidez é relativamente baixa, pois não não se pode retirar seu investimento de forma instantânea como na caderneta de poupança (baixa liquidez).

Mas como funciona, exatamente, o tesouro direto?

A rentabilidade deste investimento pode ser pré ou pós-fixada. No caso deste último está atrelada a dois indexadores da economia brasileira: IPCA(inflação) e taxa SELIC.

É simples. Suponhamos que você compre um título público pós-fixado, atrelado ao IPCA e mais juros semestrais de 6%. Ao final do prazo estabelecido seu dinheiro terá rendido todo o índice de inflação do período e mais 6% a cada seis meses. A vantagem de ser vinculado a inflação é a manutenção do poder de compra do seu investimento.

Simule aqui a rentabilidade do Tesouro Direto: https://www.easynvest.com.br/simule.html

Note que citei algo sobre prazo estabelecido. Acontece que toda compra no tesouro direto prevê um tempo para vencimento do mesmo, a qual somente ao final deste período sua rentabilidade estará garantida. Mas perco dinheiro se efetuar alguma retirada antes do fim do vencimento? Possivelmente, apesar de ser permitida tal operação.

Ao contrário da caderneta de poupança, todo o seu dinheiro investido está protegido mesmo se superior a 40(quarenta) salários mínimos. Isto é extremamente importante caso um novo Collor de Mello seja eleito para a presidência.

CDB

Certificado de Depósito Bancário é uma modalidade de investimento a qual você empresta dinheiro a bancos para que estes possam realizar suas operações de crédito. Diferentemente do tesouro direto, você não negocia com o governo, mas com instituições financeiras privadas. Também possui as formas pré e pós fixadas e garantem o retorno de todo o investimento realizado até R$ 250 mil, já que é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Uma das formas de CDB pós-fixado, além da vinculação ao IPCA, é a atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que é sempre muito próximo da taxa SELIC. É bastante similar ao tesouro direto e tão popular quanto.

É importante notar que, mesmo se tratando de operações com bancos privados, o investimento no CDB é assegurado e regulamentado por leis. Portanto, não se trata de um tiro no escuro.

LCI e LCA

As chamadas Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), assim como o CDB, são operações de investimento realizadas entre o investidor e uma instituição privada. São lastreadas pelas operações de créditos imobiliários e para o agronegócio, respectivamente, de cada instituição(bancos).

No restante, assemelha-se bastante ao CDB. É protegido pelo FGC, há opções de pré e pós fixados, etc.

O diferencial desta modalidade é a total isenção de impostos! Não há cobrança de impostos de qualquer natureza quando se efetua uma retirada do dinheiro investido. Num país altamente taxador como o Brasil, isto deve ser levado em consideração.

O ponto negativo é baixíssima liquidez. Somente é permitido retirar o dinheiro investido após o prazo de vencimento preestabelecido no momento da compra. Cabe ao investidor analisar se pode ou não esperar este tempo. Se sim, vale muito a pena.

Peer to Peer lending

Esta é novinha em folha! Trata-se um investimento em renda fixa com um certo grau de risco. Mas como assim? É porque investir em Peer to Peer é emprestar dinheiro a empresas e receber os juros desta operação. A diferença para o CDB, por exemplo, é que não é totalmente regulamentado ainda pelo governo federal (o que sob algum aspecto pode até ser positivo).

O que isso quer dizer?

Significa que se a empresa não pagar a sua parcela você não recebe o seu dinheiro. Obviamente, as Fintechs (StartUps do mercado financeiro) que se apresentam como intermediárias nesta negociação pesquisam o histórico e a “saúde” das empresas antes de oferecê-las no seu, digamos, portfólio. Nenhuma instituição gostaria de ter a reputação manchada por oferecer empresas mal pagadoras ao público.

Apesar do relativo risco, está cada vez mais popular esta forma de investir capital em virtude da sua altíssima rentabilidade em alguns casos (a depender da empresa, nicho de mercado, etc.) que pode chegar a até 50% ao ano!

Definitivamente, Peer to Peer Lending não é para iniciantes. Demanda, por parte do investidor, uma pesquisa prévia sobre a empresa e seus ativos. Isto pode, se negligenciado, ser um tiro no escuro.

Segue abaixo algumas instituições que oferecem este serviço aqui no Brasil:

https://www.nexoos.com.br/investimentos

https://biva.com.br/

https://www.kavodlending.com/

https://www.tutudigital.com.br/

aposentadoria-tranquila

Renda variável

Investir no mercado de ações

Esta é a modalidade que desperta mais interesse, curiosidade e medo nas pessoas. Realmente o mercado de ações envolve muitos riscos, mas muito lucro também! Há uma máxima entre os investidores: o lucro é proporcional ao risco.

Houve, há e sempre haverá pessoas lucrando com o mercado financeiro. A bolsa de valores proporciona, para aqueles que se dedicam e se dispõem a isso, lucro real e exponencial sem, necessariamente, ter uma formação acadêmica. Basta você ter disposição para aprender como o mercado financeiro funciona e assim saberá prever e se preparar para os riscos. Estamos falando de uma forma de obter renda extra extremamente democrática, já que você pode começar seus investimentos com pouco dinheiro. Ao contrário do que a esquerda diz, querer ganhar dinheiro não é o problema da humanidade, e sim a solução. Afinal, você não está roubando ninguém na bolsa de valores.

É de extrema importância para um investidor de sucesso ter a consciência de que o risco é inerente a profissão (podemos chamar desta forma sim.) e que, portanto, o crucial é saber dosá-lo e entendê-lo. O erro de muitos iniciantes é tomar suas decisões de mercado baseado na mídia e nas conversas informais. Não! Os melhores são a minoria, e a minoria se dedica e estuda o assunto de verdade.

Assista esse vídeo de sucesso na bolsa valores:

Mesmo em momentos de crise é possível lucrar com o mercado financeiro, pois trata-se de um ambiente extremamente dinâmico. Por exemplo, não é novidade para ninguém a recessão que passamos. Entretanto, observe o quadro abaixo retirado do site oficial da bolsa de valores:

bolsa-de-valores-2018

Aprofundar-se nas técnicas de trading alavancará não apenas a sua aposentadoria lá na frente como também a sua vida atual.

Mas quanto tempo devo me dedicar por dia na bolsa?

Isso é relativo. Depende dos seus objetivos, tempo disponível e dedicação. Mas não raro, investidores de sucesso conseguem complementar a renda significativamente com apenas uma hora por dia.

Para você que é iniciante eu recomendaria a leitura do livro O investidor inteligente, de Benjamim Graham. Este livro é considerado por muitos como o melhor já escrito na área. Não seja indiferente a ele.

Outra opção altamente recomendável são cursos online, tal como este aqui: https://bit.ly/2ovmCex

Repare o destaque que este assunto mereceu neste post. Isto se deve a importância do mercado de ações na sua vida financeira. É um assunto importante que merece a sua atenção.

A criptomoeda BitCoin

Esta criptomeda já foi assunto aqui neste blog há algum tempo. Ela se tornou bastante popular de alguns anos para cá, especialmente em 2017 quando teve seu período de maior rentabilidade. Alguns economistas e investidores veem o BitCoin com certo ceticismo e, até mesmo, pessimismo.

Mas conforme explicado neste post, o valor do BitCoin não se resume apenas a sua cotação. Há propriedades intrínsecas a criptomoeda que não devem ser ignoradas na sua avaliação antes de investir. Confira o post.

É considerado, assim como o mercado de ações, um investimento de risco, mas também de forma similar, pode ser estudado e perfeitamente gerenciado. Tudo depende do grau de interesse e dedicação do investidor.

Um livro que traz uma perfeita análise sobre esta nova realidade é o BitCoin, a moeda na era digital, de Fernando Ulrich. A leitura desta obra será um importante passo no seu conhecimento necessário ao sucesso na área.

Mas se você é adepto dos cursos online, fato este que muito lhe agrega valor, há vários, tal qual este aqui: https://bit.ly/2PWCDqo

Lembre-se que o assunto deste post é a sua aposentadoria. Logo, não seja indiferente às tendências do mercado e das tecnologias, pois será quando elas estiverem firmes na nossa realidade que nós estaremos nos aposentando.

Conclusão

O que podemos concluir de toda esta explanação sobre investimentos, visando à sua aposentadoria tranquila, é a que realmente não precisamos da política para garantirmos nosso futuro. Tudo o exposto acima, tal qual tesouro direto, CDB, LCI/LCA, mercado de ações e BitCoin, abre o nosso horizonte para pensarmos “fora da caixa” e sairmos do senso comum que, aliás, é onde toda pessoa de sucesso se posiciona.

Acredite no seu potencial e no conhecimento que você irá adquirir lendo os livros e cursos indicados. Não faltará quem lhe diga que você está errado e que tudo não falta de desespero por dinheiro. Ouça todos os conselhos, mas lembre-se de que o tempo evolui e com ele as formas de se ganhar e acumular renda.

Não se esqueça de que o caminho requer disciplina. Sem ela você dependerá do governo até o fim dos seus dias. Cabe a você decidir o que é melhor para a sua vida. Espero ter esclarecido e ter ajudado a todos. Qualquer dúvida não hesite em perguntar, bem como eventuais comentários.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s