ciro-lula

A importância de estudar teoria política

O conhecimento de teoria política é essencial para podermos identificar populismo e ditadores em potencial.

Todo líder totalitário, antes de assumir ao mundo sua verdadeira face, é democrático para ganhar apoio popular. Outra característica dessas pessoas é a postura messiânica que eles adotam. Tudo começa com apoio às minorias, a projetos de lei que punam algum “desvio moral” de um indivíduo, entre outras medidas “belas e solidárias”.

Mas, com o devido conhecimento, é possível identificar, através de detalhes, um ditador em seu casulo.

O inverso do totalitarismo é a democracia, e a democracia tem como pilar a independência entre os poderes(executivo, legislativo e judiciário). Apenas com essa separação é possível garantir um ambiente onde cada divergência tenha seu lugar e seu respeito assegurado. Se pudermos resumir esse conceito, diríamos que democracia é o regime de governo onde as diferenças convivem harmonicamente. Logo um político democrático defende a independência mencionada anteriormente, pois ele sabe que o inverso é ditadura.

Pois então… Ciro Gomes afirmou, segundo matéria do Estadão, que a única forma de libertar o ex-presidente Lula é a esquerda assumindo poder. Ora, se o presidente eleito será o chefe do Poder Executivo, e não do Judiciário, como seria possível interferir na soltura de Luís Inácio Lula da Silva? Somente se um Poder interferir no outro! A constatação deste fato já é o suficiente para ignorar absolutamente tudo o que Ciro Gomes diz. Não precisa prestar atenção em mais nada, já que ele deixou claro que é antidemocrático.

Esse apoio a Lula, aliás, teve o resultado inverso aos desejos de Ciro, pois, na mesma matéria citada acima, ele critica o PT por insistir na candidatura do ex-presidente. Isto ocasionou seu isolamento(e seu consequente enfraquecimento) na corrida presidencial .

Nunca é demais lembrar que Lula apoiava Fidel Castro e Hugo Chávez. Se isso não significa nada para você basta procurar no Google como é a vida dos cubanos e venezuelanos.

Não se engane. Há sim esquerda e direita. Quem ignora este fato(por não conhecer teoria política) está extremamente suscetível ao populismo e ao totalitarismo. Se interesse por esses assuntos chatos porque quem quer concentrar o poder em si lê sobre ele a todo tempo.

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s