Bitcoin representa uma excelente saída para proteger o seu dinheiro

Explicação simples sobre Bitcoin e seu sucesso

Independente de gráficos, notícias ou tendências você precisa saber porque o Bitcoin faz sucesso e porque ele vai continuar (ou não) sendo utilizado como investimento ou, até mesmo, como dinheiro.

Isso somente será possível quando se conhece a origem do sistema bancário em vigor. Tenho certeza que, em breves palavras, consigo te dar uma luz disso tudo.

Em determinado momento da história o ouro e a prata passaram a ter um certo valor agregado para as pessoas. Talvez por ser reluzente, bonito e atestar poder aquisitivo. Ninguém sabe ao certo até hoje. Enfim, como todos passaram a querer possuir ouro e este, por sua vez, não poderia ser consumido, comido, usado como material de construção, utensílio de caça, etc., mas possuía um valor subjetivo para as pessoas, passou a ser usado como meio de troca.

Acontece que os metais preciosos são pesados e não dá para carregá-los para todo o lado. Assim surgiram os bancos, com o propósito de guardar todo o ouro consigo e cobrar pelo serviço. Ir ao banco para pegar aquilo toda vez que fosse fazer uma transação era bem trabalhoso. Assim, criaram um papel que atestava a posse daquela determinada quantidade em ouro. Hoje o conhecemos como papel-moeda(notas). Isso se tornou a forma padrão de realizar transações econômicas na sociedade. Os bancos ao perceberem que ninguém sacava toda a renda e, muito menos, todos ao mesmo tempo, o que fizeram? Começaram a deixar estocada apenas uma parte do ouro daquela pessoa e o restante emprestava a juros. Por exemplo, de mil unidades de moeda que tenho no banco, este empresta 500 às outras pessoas a juros. Enquanto eu saco os 500 que ficaram estocados, o tal do banco já recebeu as parcelas do empréstimo feito a terceiros e os recebeu com juros. Quando eu sacar todos os mil, o banco lucrou, sei lá, 15, nessa brincadeira.

Esse é o ponto. Boa parte do dinheiro passou a ser intangível, ou seja, ninguém pode tocá-lo porque só existe num sistema. A quantidade de dinheiro “virtual” existente é regulada pelos bancos centrais. Aí que entra a utilidade do Bitcoin. Não serão minerados(produzidos) mais do que 21 milhões de bitcoins, e este limite deve ser alcançado até o ano de 2140. Com um limite estabelecido não se poderá reproduzir dinheiro virtual apenas com uma ordem do presidente que deseja ser reeleito. Isso diminui, e muito, o risco de inflação.

Outro ponto importante é o fato das criptomoedas serem movimentadas em ambiente digital. Portanto, impossível de ser regulada. Talvez os governos possam interferir no câmbio para a moeda nacional. Porém, se essa taxa de câmbio for abusiva não faremos câmbio(adoro essa parte!). Simplesmente compramos tudo em Bitcoins e o governo não morde absolutamente nada do nosso dinheiro.

Por enquanto, é bem barato trocar criptomoeda por moeda nacional. Exatamente por isso Bitcoin é muito usado como meio de transferência de dinheiro entre pessoas que residem países diferentes. Eu troco Real por Bitcoin aqui, envio pela internet esses bitcoins para o fulano nos EUA, o Fulano faz o câmbio(bem baratinho) desses bitcoins para dólar lá.

Claro que existe uma forma de prevenir o “gasto duplo”. O Bitcoin que envio aqui é debitado de mim e, somente após isto, é creditado na conta da outra pessoa. Isto é feito pela Blockchain, que é assunto para outro post.

Agora você entende que Bitcoin não é apenas uma modinha que alguém inventou apenas para passatempo. Há uma imensa utilidade nessa ideia.

Veja este vídeo e saiba que este mercado ainda pode crescer muito.

Há também este curso sobre BitCoin a qual recomendo!

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s